segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Escola Dominical: metodologia e desenvolvimento

"Persiste em ler, exortar e ensinar..." (1 Timóteo 4:13)

1. Introdução
- A EBD, apesar de ser uma modalidade de Educação Religiosa, não está alheia às tendências pedagógicas e seus princípios.
- O educador cristão, além do conhecimento bíblico, precisa de conhecimentos de Pedagogia, Psicologia e Comunicação.

2. Definindo metodologia, métodos e técnicas
- Metodologia didática, de modo sintético, é o conjunto de métodos e técnicas com os quais se irão trabalhar os conteúdos em determinado curso ou disciplina, segundo uma determinada concepção de Educação.

3. Escolhendo métodos e técnicas adequadas
- Jesus ensinava por narrações, parábolas e metáforas.
- Crianças precisam de material concreto e aprendem mais com cânticos e movimento.
- Adolescentes e jovens são curiosos e aprendem mais com debates e discussões
- Pessoas maduras aprendem mais através da correlação com suas experiências.

4. Planejar é preciso
- Preparo didático, bíblico e espiritual são os requisitos para uma boa aula.
- Planeje conforme as necessidades de sua classe os objetivos, e o tempo disponível.

5. Tornando a aula de EBD significativa
- Use os conhecimentos de seus alunos e alunas.
- Inclua uma meta
- Mostre que participar não é brigar, nem concordar
- Use recursos didáticos para que o aprendizado seja potencializado.
"O que eu ouço, esqueço; o que eu vejo, lembro; o que eu faço, aprendo!" (Confúcio, 551-478 a.C.)

6. Desenvolvendo uma EBD participativa
- Conquiste o pastor
- Conscientize os pais
- Motive os professores
- Promova a EBD

7. Conclusão
Nossa tarefa de ministrar as Escrituras vai além do ensino-aprendizagem. É conduzir almas ao céu, é transformar vidas.
"...e os que a muitos ensinam a justiça, [brilharão] como as estrelas sempre e eternamente." (Daniel 12:3)


Nenhum comentário: