OS 3 TIPOS DE PECADO





TEXTO BÍBLICO
: Ez 18.20,21

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.  Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá.”


INTRODUÇÃO

Quando éramos crianças, cantávamos um corinho que dizia: “Pecado, pecadinho, pecadão...”. Porém, pecados não tem tamanho. Contudo, podemos, dentre outras classificações didáticas, dividi-los da seguinte forma: pecados por comissão, pecados por omissão e pecados por indução.


1.        PECADO POR COMISSÃO

Pecado, vem do grego, αμαρτία (‘hamartia’) e quer dizer “errar o alvo”. É pensar, falar ou fazer coisas que desagradam a Deus, ou seja, que contrariam seus mandamentos e Sua Palavra.

 “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1.8,9)

Precisamos ter a clareza de que só saberemos o que é pecado se eu buscar conhecimento no estudo da Palavra de Deus.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Sl 119.11)

 

2.        PECADO POR OMISSÃO

Deixar de fazer o que é certo também é pecado.

E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito. (1Sm 12.23)

A omissão de socorro, por exemplo, em um acidente de trânsito é crime e agrava a pena do infrator.

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado. (Tg 4:17)

 

3.        PECADO POR INDUÇÃO

Em algumas circunstâncias de nossa vida, nossos pecados podem ser involuntários, o que não retira deles sua danosidade, tampouco nossa culpabilidade, pois são resultados diretos de nossa falta de vigilância. [Exemplificar com o avanço do sinal vermelho, por falta de atenção no trânsito]

Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos.” (Sl 19.12)

 

No grego, a palavra άγνοέω (‘agnoeo’) ignorar, desconhecer, não poder entender, indicando “pecado por ignorância”

“Porque todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados,  e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.” (Hb 5.1,2)

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (At 17.30)

 

Em consequência deste princípio, muitas vezes somos levados pela correnteza ideológica produzida pelo que a maioria acha que é certo[Lembrar que nem sempre a voz do povo é a voz de Deus]

“e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?” (Jn 4.11)

 

É por isso que Jesus alertou seus discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14:38)

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.  Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. (Rm 7.18,19)


CONCLUSÃO

O pecado, seja de qual tipo for, deve ser confessado e abandonado.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28.13)

 

Uma vida atrapalhada e cheia de intrigas, certamente é consequência de pecados não confessados e até alimentados.

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1Jo 1.7)

 

Nos acheguemos ao Senhor e busquemos sua misericórdia, pois ele é rico em perdoar.

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. (Is 55.7)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ressurreição de Jesus

A morte vicária de Jesus

Vida de professor [crônica]