Em ano eleitoral... [crônica]




É quase inacreditável os “milagres” que acontecem em ano eleitoral. E olha que sou um homem de fé. Todo político se torna atuante, os projetos acontecem, os recursos aparecem e o eleitorado, coitado que é, refém das mazelas retroalimentadas pelo poder público carcomido pela corrupção e descaso, acaba acreditando que a democracia é perfeita e que o poder – quem nos dera! – emana do povo e está a serviço do povo.
Parece que política, muito distante dos ideais da antiga Grécia, virou profissão. Paga bem e quase não exige qualificações técnicas ou mesmo éticas. Vejam só meus amigos: peladeiro, mercenário, cangaceiro, traficante, meliante e até palhaço já se travestiram de tribunos e os temidos terroristas de minha infância, chegaram ao comando da nação. E apesar de não concordar nem um pouco com o estilo de vida pregado pelo cantor Cazuza, talvez num de seus delírios – que não foram poucos – nos deixou em sua “Ideologia” uma pérola atualíssima: “Os meus inimigos estão no poder... Ideologia, eu quero uma pra viver”. Se não fosse trágico, seria cômico. Mas é imperioso rir pra não chorar. Até porque o ato de rir movimenta mais músculos da face e se não ficamos mais jovens, de quebra nos tornamos menos feios.
Mas brasileiro, como afirma a sabedoria popular, “não desiste nunca” e ainda assim consegue fazer piada de sua própria desgraça. Isso me lembra que meu querido pai, ainda vivo para não me deixar mentir sozinho, habilidoso contador de “causos”, relatou o que ele assistiu de corpo presente quando ainda era criança pequena no interior do vizinho Estado do Pará:
"Como aquele era ano eleitoral, o prefeito velhaco, viciado no poder não queira de jeito nenhum perder aquela reeleição e deixar a mamata. Ele sabia que o povo tem memória curta e apesar de não ter feito grande coisa durante os quatro anos de mandato, precisava justificar sua candidatura e tapear mais uma vez o eleitorado.
"Aconselhado por seus correligionários, antes de se afastar do cargo para promover sua campanha, resolveu inaugurar uma nova rede de abastecimento de água. Como era de praxe, contratou a empreiteira de seu cunhado sem licitação, garantindo o superfaturamento da obra e após escavações e mil transtornos para os munícipes, o dia da inauguração foi marcado.
"Feriado, cidade pequena, sabe como é. Qualquer novidade é motivo de alvoroço. Lá de cima do coreto o padre benzeu, a banda tocou, o prefeito discursou e chegou a tão esperada hora em que a torneira pública, instalada na praça da cidade, bem defronte da Igreja, seria aberta e todos veriam a água jorrar. Mas para surpresa de todos, da torneira só saiu ar acompanhado daquele som característico dos dias de racionamento. O espanto foi geral e a vaia da turba foi inevitável.
"O prefeito, pra não perder a compostura, chamou de pronto o engenheiro responsável pela obra e exigiu explicações sobre aquele problema. O engenheiro, meio sem graça, respondeu: Prefeito, tenha paciência que o problema é a lei da gravidade de Isac Newton.
"Mais que depressa o prefeito ordenou ao presidente da câmara que estava bem do seu lado: Reúna imediatamente os vereadores que eu quero a lei desse vereador safado revogada ainda hoje!”
Moral da história: Em ano eleitoral quase tudo pode acontecer e qualquer semelhança com a vida real NÃO terá sido mera coincidência.
Por isso, fique de olho bem aberto. O meu e o seu voto são muito valiosos e não devem ser desperdiçados, nem vendidos e nem trocados.
Penso, logo digo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ressurreição de Jesus

A morte vicária de Jesus

Vida de professor [crônica]